
Padre Landell de Moura
O inventor e cientista Padre Landell de Moura de 2 séculos atrás!
Ninguém conhece, ninguém sabe quem foi ele o verdadeiro inventor do radio, da fotografia Kirlian!
Vale a pena dar uma olhadinha pra entender quem foi essa personalidade, que viveu fora de seu tempo, trazendo para a humanidade progressos e conhecimentos, e não foi por ela reconhecido.
Roberto Landell de Moura nasceu na cidade de Porto Alegre, R.G.do Sul, em 21 de Janeiro de 1861.
Fez seus estudos religiosos no Colégio Pio Americano e cursou a Universidade Gregoriana como aluno de Física e Química.
Foi ordenado sacerdote em 28 de Novembro de 1886, em Roma.
Gostava de ser chamado simplesmente de Padre Landell.
Pesquisou e descobriu que todos os corpos animados ou inanimados são circundados por halos de energia luminosa, invisíveis a olho nu, segundo documentos de 1907. Ele chegou inclusive a fotografar o efeito. Tratava-se do "Efeito Kirlian", batizado com esse nome em 1939, por causa dos estudos do casal soviético Semyon e Valentina Kirlian.
O "Transmissor de Ondas", um dos aparelhos desenvolvidos e patenteados pelo Padre Landell de Moura foi reconstruído por técnicos da CIENTEC e está exposto na Fundação Educacional Padre Landell de Moura – em Porto Alegre. Os técnicos constataram que o transmissor atinge uma larga faixa de espectro de rádio-freqüências e é captado, inclusive na faixa de FM.
O principal feito do sacerdote cientista foi conseguir a primeira transmissão da voz humana, sem auxilio de fios. Isso aconteceu em 03 de junho de 1900. A distância entre o aparelho emissor e o detector foi de aproximadamente de 8 quilômetros, entre o Bairro de Santana e os altos da Av. Paulista, na cidade de São Paulo. A demonstração foi presenciada por autoridades e pela imprensa. Nesta época o que se tinha em termos de comunicação por meios elétricos era o telégrafo por fios (Samuel Morse - 1837), o telefone com fio (Graham Bell -1876) e a radiotelegrafia (Guglielmo Marconi - 1895).
Ele é o patrono dos radioamadores brasileiros.
Landell é considerado também o precursor das fibras óticas, pois o aparelho inventado por ele era multifunções e contemplava as funções de telegrafia e também a transmissão do som via Onda Portadora de Luz.
A patente brasileira para um "aparelho destinado à transmissão “phonética” à distância, com fio ou sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso" foi obtida em 09 de Março de 1901.
Nos Estados Unidos Pe. Landell de Moura, conseguiu três cartas patentes: a do "Transmissor de Ondas", que é o precursor do rádio, " Telefone Sem Fio" e "Telégrafo Sem Fios".
Landell de Moura faleceu em Porto Alegre / RS em 30 de Junho de 1928.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Vou adorar conversar com você!