quinta-feira, 6 de maio de 2010

Qual é o dia das mães?








Olá amigos do Vida!

Dia da Mães vem ai! E mais uma vez o compra, compra. É o segundo maior dia em vendas do calendário, perde somente para o Natal.

Aquelas musiquinhas melosas, e as propagandas para encantar as mamães e convencer os filhos a comprar para presentear “a rainha do lar” são irritantes.

Domingo então... não tem uma mesa vaga para o almoço, em qualquer restaurante do Brasil. A família unida vai ao restaurante . E não vão todas por falta de restaurantes que comporte todas as mães do país.

Então em casa, ela mesma, vai fazer aquele almoço especial. E mais trabalho para ela, no dia dela!

E os presentes. Ah! Os presentes ... Presentes de amigo da onça, raramente são pra ela mesmo. Em grande parte é um microondas novo, um grill, aquela geladeira maravilhosa que sai gelo na porta... Todos vão adorar!

Esse endeusamento, divinação mesmo, é necessário para manter as coisas no lugar. É preciso um dia do ano para “ela”. Ao menos um dia!


Um dia de musiquinhas, de corações coloridos com a frase -“ mamãe eu te amo”, de restaurante, de presentes, para tapar o sol com a peneira. É sim.

O domingo passa e logo chega a segunda feira. Tudo volta ao normal. Voltam as mal criações, voltam os comportamentos abusivos, as noites sem dormir, as preocupações. Os abusos.

Para as “pães” as triplas horas de trabalho, quando tem que suprir sozinha as necessidades da família. E a porcentagem no Brasil é elevadissima, 45 % dos filhos não conhecem o pai.

O dia das mães funciona como válvula de escape, para descomprimir a pressão. Caso não acontecesse, a atividade de mãe seria abolida, por implosão. Aconteceria como é previsto em sistemas não capitalistas, em que a responsabilidade de criação do novo ser é dada ao

aos governantes, que a exercem através de creches coletivas. E a coisa funciona bem.

No sistema capitalista esse amor materno é impingido, cultivado a cada minuto, através desse endeusamento, o que não se dá com a função “pai”. Ao pai não é cobrado esse sentimento na mesma medida que é feito às mães.

Delas é cobrada a perpetuação da família, com frases: - “ A mãe é o pilar da família.”

Ninguém fala: “O pai é o pilar da família.” E é também, até bem pouco tempo atrás, somente ele trazia o dinheiro para casa. E sem dinheiro, não há pilar que sustente.

Vamos abrir o olho e a mente. Embora vivamos num sistema capitalista, não é necessário entrar de cabeça nele. Sou a favor de transformar o domingo “dia das mães”, em todos os dias. Segunda feira das mães, terça feira das mães....e assim vai. Com um beijo, abraço bem forte. E deixe o presente de lado. Não há necessidade!

Tenho certeza que ela vai adorar ter todos os dias das mães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar conversar com você!